PPP-Projeto Politico Pedagógico

Apresentação



A proposta pedagógica da educação infantil da EMEI Maria Quirino, norteada pela Lei de Diretrizes e Bases Nacional – LDB 9.394/96, nos artigos 12, 13, 14, 29,30 e 31, e baseado no Referencial Curricular Nacional para Educação Infantil, constitui em um conjunto de referências e orientações pedagógicas que visam a contribuir com praticas educativas de qualidade que promovem e ampliam as condições necessárias para o total desenvolvimento de crianças de 2 a 5 aos de idade.
Neste contexto temos como meta, contemplar a criança em sua totalidade, favorecendo a construção do seu conhecimento, respeitando ás suas diferenças e ás suas particularidades, cumprindo assim, duas funções indissociáveis a esta etapa: a do cuidar e do educar, propiciando assim o desenvolvimento da criança seus aspectos, físico, psicológico, cognitivo, cultural e social.
A primeira experiência da criança na escola expandira a curiosidade, estimulara o desejo pela aprendizagem e ela sentir-se á segurar ao se separar de seus pais, por tato é imprescindível que dediquemos total interesse para atender ás suas expectativas escolares, com ações que serão desenvolvidos no decorrer dos anos de 2011 a 2012.  




Diagnóstico



                        A EMEI Maria Quirino da Silva foi fundada em 1º de janeiro de 1990, situada na Rua Pedro Guilherme da Silva s/n, Bairro Vila Fátima, Juazeiro do Norte – CE. Reinaugurada em julho de 2002 pelo Ex-Governador Tasso Ribeiro Jereissate, Dep. Federal José Mauro Castelo Branco Sampaio e Ex-Prefeito Carlos Alberto da Cruz.
                        Atualmente, a EMEI é composta por 05 (cinco) salas de aula, 01 (uma) secretária, 02 (dois) banheiros, 01 (uma) cantina, 01 (um) depósito de merenda, 01 (um) pátio, e 01 (um) jardim arborizado. Atende uma clientela de 180 (cento e oitenta) crianças de 8 meses a 5 anos. Constam de um corpo docente de 09 (nove) professores (Instrutores e Monitores), 04 (quatro) professora auxiliar, 02 (dois) vigias, 04 (quatro) auxiliares de serviços gerais, 01 (uma) diretora administrativa, 01 (uma) coordenadora pedagógica, 01 (uma) merendeira, 02 auxiliar de merendeira, 01 secretaria, 01 auxiliar de secretaria e 01 apoio pedagógico.
                        A função da nossa Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Quirino da Silva tem como prioridades:

  • Facilitar a aprendizagem do aluno, favorecendo as habilidades individuais e coletivas de grupo.
  • Cuidar da maneira afetuosa, alimentando com qualidade, possibilitando um bom desenvolvimento na aprendizagem.

                        A participação dos pais no cotidiano da nossa escola é bem presente, tanto no âmbito das reuniões de pais e mestres, como no deixar e pegar das crianças e muitos tem a preocupação quanto à atuação do seu filho na Escola Municipal de Ensino Infantil Maria Quirino da Silva.
                        A nossa escola tem uma linha de ação voltada para a melhoria da qualidade educacional das nossas crianças e uma participação mais ativas da comunidade nos diversos seguimentos da EMEI, como por exemplo: festas, mutirões e culminâncias.
                        Acreditamos que o nosso resultado está mostrando para a sociedade a procura do resgate da nossa cultura, através do folclore, dos nossos costumes e religiosidade de uma forma dinâmica e participativa.
                        Nós consideramos o ensino-aprendizagem de grande importância, uma vez que formamos cidadãos para o futuro.




Justificativa


                       
Considerando as inúmeras dificuldades que surgem no decorrer do processo educativo, estratégias serão implementadas e implantadas, visando a formação integral da criança nos aspectos físico, emocional, afetivo cognitivo e social, por acreditar que estes desenvolvimentos favorecem o acesso á aquisição de conhecimentos futuros que serão estabelecidos.
A presente proposta será desenvolvida de acordo com a necessidade da EMEI, valorizado o trabalho coletivo, as parcerias e a participação ativa dos pais e da comunidade, apresentando uma proposta que garante o direito da criança ao acesso á educação nos seus primeiros aos de vida, já vista que a Educação Infantil é a primeira etapa da Educação Básica.


Objetivo Geral



                                   Desenvolver um ensino de qualidade comprometida com a formação do cidadão critica, visando melhorar o processo sócio-educativo do qual estamos inseridos.



Objetivos Específicos




·        Respeitar a ética e a moral, visando melhorar o relacionamento disciplinar; alunos/professor/funcionário/EMEI/comunidade;
·        Incentivar os pais o cuidado e manuseio do livro, junto a seus filhos;
·        Incentivar a participação de professores e funcionários nas formações continuadas;
·        Desenvolver uma gestão participativa e democrática;
·        Valorizar o atendimento da criança nos aspectos afetivo e cognitivo;
·        Firmar parceria com o PSF do bairro para o atendimento das nossas crianças;
·        Integrar o EMEI com a comunidade;
·        Valorizar o patrimônio cultural e religioso dessa comunidade;
·        Integrar família aos projetos educativos das crianças no desenvolvimento motor e psicomotor;
·        Estimular a participação das crianças no cultivo da horta da EMEI;
·        Ampliar o numero de salas de aula para atender a necessidade da comunidade;
·        Reduzir a evasão.
·        Implantar a parceria com estagiários no tocante a educação física voltada para criança.
·        Abertura do berçário I e II


Levantamento das concepções do coletivo:
Metas estabelecidas e estratégias definidas.


  • Queremos formar cidadãos visando melhor convivência social, para isso pretendemos aumentar o número de crianças matriculadas na EMEI, adequando as normas pedagógicas;
  • Entendemos que educação é um processo continuo da nossa formação intelecto-social. Baseado nisso, pretendemos trabalhar a integração da EMEI e Comunidade com palestras, amostras culturais e oficinas BRINQUEDOARTE;
  • A EMEI que pretendemos construir visa melhor atender a todos, no fazer pedagógico e no bem estar. Portanto, solicitaremos da SME a possibilidade da ampliação do EMEI com salas de informática, refeitório, parque infantil;
  • Que os alunos tenham leitura de modo cotidianamente;
  • Promover passeios e aula de campo para que o aluno possa ter uma visão ampliada do mundo que o cerca.
  • Integrar professor/aluno ao desenvolvimento das suas potencialidades e habilidades, nas tarefas diárias;
  • Palestras, seminários, oficinas para os professores e pais da EMEI no intuito de aperfeiçoar sua capacidade profissional;
  • Estimular a participação da família;
  • Trazer para a EMEI parceiros da Saúde, conselho tutelar, assistente social, psicólogo, psicopedagogos e os demais profissionais que queiram melhorar o bom andamento da escola.
  • Estimular professores e funcionários para as atividades do PAIC.
  • Organizações de prestação de contas à comunidade escolar.
  • Buscar parceria com o grupo de teatro do bairro.

Metodologia


                        Pretendemos desenvolver um trabalho dinâmico, através de reuniões com pais, palestras, oficinas, pedagógicos, amostras culturais, elaboração de projetos pedagógicos com todo o corpo docente, curso de relações humanas com toda a comunidade escolar. Visando assumir compromissos e nossas responsabilidades, desenvolveremos um trabalho sólido e enriquecedor.


Visão do Futuro


                        Ser um EMEI de Referencia pela qualidade em educação, pela integração com a família e comunidade e reconhecida pelos resultados do processo de ensino- aprendizagem e desenvolvimento humano.




Missão da EMEI


            Promover uma educação de qualidade, associando as funções de educar e cuidar, em ambientes de igualdade e respeito, garantindo pleno exercício da cidadania com uma equipe de educadores e um núcleo gestor que apresentam um trabalho de excelência.





Avaliação


                        O pensar coletivo do EMEI que queremos formar, nos viabilizar a cumprir com assiduidade o fazer pedagógico.
                        Nossa avaliação será contínua, ou seja, mensalmente no encontro da elaboração do projeto pedagógico, possibilitando assim as soluções das dificuldades encontradas e análise das ocorrências bem sucedidas.
                        Para que a realização das nossas metas sejam satisfatórias, não devemos cruzar os braços diante dos obstáculos, no sentido de uma busca constante de alternativas e soluções com a participação de todos.

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